Descrição
México, anos 40 e 50 do século XX. Assassinato de Trotsky, morte de Frida, conflitos entre Rivera e Siqueiros, revolucionários, investigações, traições e muito mais. Tudo isso com muito bom humor e sarcasmo, misturando realidade e ficção.
Pintamonos é a nova história em quadrinhos da Quadriculando. Aqui você encontra uma graphic novel que consegue juntar boas risadas com tramas policialescas, mostrando aspectos históricos da luta pelo socialismo no México e articuladas com as contendas entre os principais artistas da época.
O livro começa com “Duelo em Ixtacalco” que nos apresenta o duelo com armas entre os artistas Rivera e Siqueiros logo após uma tentativa fracassada de atentado pelo segundo, que buscava apenas assustar e não assassinar Leon Trotsky (esse estava exilado em uma das casas de Rivera, desde que foi expulso da União Soviética). Um relato cômico e ágil sobre um episódio bastante curioso da vida de ambos artistas.
Na sequência temos “Investigação em Coyoacan” que coloca Frida Kahlo no centro da trama após o assassinato de Trotsky, aqui temos uma versão livre e bem-humorada do que pode ter acontecido, um novo olhar nesse fato histórico que, com certeza, fará os que lerem rir muito!
A terceira HQ é “Mural em Don Torquato” que coloca em dúvida as opções ideológicas de Siqueiros ao aceitar um trabalho de um expoente capitalista para pintar um grandioso mural em sua casa. Santullo apresenta ao leitor um roteiro inteligente que mescla o drama e o amor com um fato histórico pouco explorado até o presente. O livro fecha com “Velório no Centro Histórico” sobre o funeral de Frida Kahlo, essa funciona como um epílogo das histórias criadas e personagens retratados no livro.
Ingresse no melhor e pior de um dos mais importantes momentos artísticos e revolucionários latino-americanos. Aprecie uma HQ repleta de História e com muita licença poética.
Avaliações
Não há avaliações ainda.